Neuralgia: o que provoca esse tipo de dor?

Sistema Nervoso

Também conhecida como nevralgia, essa dor crônica afeta os nervos centrais ou periféricos e pode ser comparada com um choque elétrico

Toda dor muito forte causada pela irritação ou pelo dano de algum nervo leva o nome de neuralgia - ou nevralgia. Entre as causas mais comuns estão infecções, lesões tumorais, traumatismos e até doenças sistêmicas, como o diabetes.

“A dor da neuralgia geralmente é em um dos lados apenas, de alta intensidade, e descrita pelos pacientes como uma forte corrente elétrica que passou pelo corpo. Outra característica comum é que existem períodos de ausência de dor intercalados com crises repentinas lancinantes”, conta Felipe Mendes, médico neurocirurgião, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e especialista em procedimentos minimamente invasivos da coluna vertebral.

Atenção aos sintomas

Toda dor aguda repentina ou que não melhora com analgésicos simples já é motivo para buscar ajuda médica, especialmente se estiver interferindo na qualidade de vida e limitando as atividades diárias.

Além disso, vale a pena ficar de olho nesses sinais:

  • Alterações da pele
  • Alteração da sensibilidade
  • Falta de força

Como é feito o tratamento da neuralgia?

O neurocirurgião conta que os medicamentos utilizados para controlar crises epilépticas - como carbamazepina, lamotrigina, topiramato e pregabalina - são comumente utilizados de forma contínua para alívio das crises nevrálgicas. “E quando os medicamentos não dão bons resultados, existem tratamentos cirúrgicos, como as rizotomias por radiofrequência ou balão. Na primeira, é feita uma lesão controlada no nervo, por meio de uma agulha que emite calor em regiões específicas, causando sua dessensibilização. Já no segundo caso, um pequeno balão é inflado, causando uma lesão mecânica no nervo.”

Mais de um tipo de neuralgia

A neuralgia do trigêmeo é uma das mais comuns, mas existem vários tipos de neuralgia. Conheça as principais, segundo o neurocirurgião Felipe Mendes:

  • Neuralgia do trigêmeo: condição de dor crônica neuropática que afeta o nervo trigêmeo ou quinto nervo craniano, responsável pela sensibilidade da face. Costuma provocar dor extrema, episódica - vai e volta de uma vez, podendo durar alguns minutos - e queimação.
  • Neuralgia do trigêmeo: acontece quando o paciente está na fase pós- reativação da infecção pelo vírus do Herpes, principalmente o Herpes Zoster (Varicela-Zoster). Pode acometer qualquer parte do corpo, inflamando o nervo e causando dores terríveis no local da infecção. É muito comum em pessoas com a imunidade reduzida e em pessoas com mais de 60 anos de idade.
  • Dor no nervo ciático: é uma das dores mais comuns e causada pela compressão das raízes que formam o nervo ciático, seja por uma hérnia de disco ou por outros problemas mecânicos da coluna lombar. A dor irradia- se para os membros inferiores (pernas e pés).
  • Neuropatia diabética: é a complicação mais comum do diabetes e afeta os nervos periféricos - das mãos e dos pés. Pode causar falta de sensibilidade no local, formigamentos e até falta de força, fazendo com que o paciente não consiga manter-se de pé ou carregar objetos.
  • ATENÇÃO: A lei restringe a venda destes dispositivos a médicos ou mediante prescrição médica. As indicações, contraindicações, advertências e instruções de uso podem ser encontradas na etiqueta do produto fornecida com cada dispositivo ou em www.IFU- BSCI.com. Os produtos mostrados apenas para fins INFORMATIVOS e a venda pode não ter sido aprovada em alguns países. Este material não se destina ao uso na França. 2023 Copyright © Boston Scientific Corporation ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

    ATENÇÃO II: Este material é apenas para fins informativos e não para diagnóstico médico. Esta informação não constitui aconselhamento médico ou jurídico, e a Boston Scientific não faz nenhuma representação em relação aos benefícios médicos incluídos nesta informação. A Boston Scientific recomenda fortemente que você consulte seu médico em todos os assuntos relativos à sua saúde NM = 1679501 – AA – Saber da Saúde

Veja também:

Sistema Nervoso

Será que é Parkinson: Conheça os primeiros sintomas

Será que é Parkinson: Conheça os primeiros sintomas

Nem só de tremores se faz um diagnóstico preciso da doença...

Sistema Nervoso

3 mitos que atrapalham o tratamento do Parkinson

3 mitos que atrapalham o tratamento do Parkinson

A doença não afeta apenas idosos e nem sempre o paciente te...

Sistema Nervoso

Parkinson: como é a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda?

Parkinson: como é a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda?

O procedimento pode ser indicado para o tratamento da doença...

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sistema Circulatório

Pé diabético: conheça os tratamentos disponíveis

Pé diabético: conheça os tratamentos disponíveis

Uma pequena úlcera aparente pode ser a ponta do iceberg de uma infecç...

Outras Condições

Medicamentos para obesidade: a nova geração tem efeitos colaterais mais leves e garante melhores resultados

Medicamentos para obesidade: a nova geração tem efeitos colaterais mais leves e garante melhores resultados

Do fim do século passado para as décadas atuais, a ciência investiu ...

Outras Condições

Medicamentos para obesidade e infância, o limite da faixa etária e da prescrição

Medicamentos para obesidade e infância, o limite da faixa etária e da prescrição

As conhecidas e procuradas substâncias para tratar obesidade nem sempr...

Assine nossa newsletter