Parkinson: como é a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda?

Sistema Nervoso

O procedimento pode ser indicado para o tratamento da doença de Parkinson e ajuda a recuperar a qualidade de vida de pacientes que não se beneficiam como antes dos medicamentos

A Estimulação Cerebral Profunda (ou DBS, sigla em inglês para Deep Brain Stimulation) é um procedimento cirúrgico desenvolvido para ajudar a controlar os sintomas motores da doença de Parkinson, ao mesmo tempo em que pode reduzir o uso de medicamentos1. Mas, para que seja eficaz, o dispositivo deve ser implantado quando os sintomas motores ainda respondem à levodopa; isto é, antes que os remédios comecem a perder o efeito2.

O procedimento completo é geralmente feito no mesmo dia, com o paciente ora sob sedação, ora acordado para que possam ser feitas avaliações estratégicas do funcionamento do dispositivo. Veja agora como é o passo a passo da cirurgia, segundo Eduardo Alho, neurocirurgião da Clínica de Dor e Funcional (SP) com pós-doutorado no Departamento de Neurologia da Universidade de São Paulo, cuja principal linha de pesquisa envolve o mapeamento cerebral tridimensional para planejamento e análise pós-operatória de cirurgias estereotáxicas do encéfalo, como estimulação cerebral profunda.

● Inicialmente, deve ser implantado o halo de estereotaxia, um procedimento de altíssima precisão, no qual é feita a fixação óssea do dispositivo no encéfalo. “Isso geralmente é feito na radiologia, com a ajuda do aparelho de tomografia, e acontece com o paciente acordado na maioria das vezes, ou com uma sedação leve”, diz Alho.

● Nessa etapa, são realizados bloqueios anestésicos na testa e na parte de trás da cabeça do paciente, para que sejam implantados quatro pinos para a fixação do halo. “Depois disso, o paciente é encaminhado para a tomografia e, a seguir, para o centro cirúrgico, onde recebe uma sedação até o momento em que deve ser acordado para ser examinado”, descreve o neurocirurgião.

● Ao ser examinado pelo neurocirurgião, o paciente será estimulado, para que se possa observar tanto os efeitos terapêuticos como os colaterais. “Essa etapa costuma demorar bastante e ser um pouco cansativa para o paciente, mas assim que não for mais necessária sua cooperação, o paciente é novamente sedado”, explica o médico.

● Por fim, depois do implante dos eletrodos no cérebro, o paciente é submetido à anestesia geral e à intubação para a fase de implante do gerador, similar a uma bateria de marcapasso, em que é feita uma pequena incisão abaixo da clavícula.

A cirurgia é coberta pelo SUS e pelo plano de saúde?

Sim. Hoje há cobertura obrigatória de DBS para doença de Parkinson em algumas condições3 :

Pacientes portadores de doença de Parkinson idiopática, quando haja relatório médico descrevendo a evolução do paciente nos últimos 12 meses e atestando o preenchimento de todos os seguintes critérios:

a. diagnóstico firmado há pelo menos 5 anos;
b. resposta à levodopa em algum momento da evolução da doença;
c. refratariedade atual ao tratamento clínico (conservador);
d. existência de função motora preservada ou residual no segmento superior;
e. ausência de comorbidade com outra doença neurológica ou psiquiátrica incapacitante primária (não causada pela doença de Parkinson).

“No entanto, embora haja cobertura pelo SUS em centros especializados, como são aparelhos muito caros, sua obtenção ainda não é simples para muitos pacientes”, enfatiza o neurocirurgião.

ATENÇÃO: A lei restringe a venda destes dispositivos a médicos ou mediante prescrição médica. As indicações, contraindicações, advertências e instruções de uso podem ser encontradas na etiqueta do produto fornecida com cada dispositivo ou em www.IFUBSCI.com. Os produtos mostrados apenas para fins INFORMATIVOS e a venda pode não ter sido aprovada em alguns países. Este material não se destina ao uso na França. 2023 Copyright © Boston Scientific Corporation ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO II: Este material é apenas para fins informativos e não para diagnóstico médico. Esta informação não constitui aconselhamento médico ou jurídico, e a Boston Scientific não faz nenhuma representação em relação aos benefícios médicos incluídos nesta informação. A Boston Scientific recomenda fortemente que você consulte seu médico em todos os assuntos relativos à sua saúde NM - 1756909– AA – Saber da Saúde

Veja também:

Sistema Nervoso

Será que é Parkinson: Conheça os primeiros sintomas

Será que é Parkinson: Conheça os primeiros sintomas

Nem só de tremores se faz um diagnóstico preciso da doença...

Sistema Nervoso

3 mitos que atrapalham o tratamento do Parkinson

3 mitos que atrapalham o tratamento do Parkinson

A doença não afeta apenas idosos e nem sempre o paciente te...

Sistema Nervoso

Parkinson: como é a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda?

Parkinson: como é a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda?

O procedimento pode ser indicado para o tratamento da doença...

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sistema Circulatório

Pé diabético: conheça os tratamentos disponíveis

Pé diabético: conheça os tratamentos disponíveis

Uma pequena úlcera aparente pode ser a ponta do iceberg de uma infecç...

Outras Condições

Medicamentos para obesidade: a nova geração tem efeitos colaterais mais leves e garante melhores resultados

Medicamentos para obesidade: a nova geração tem efeitos colaterais mais leves e garante melhores resultados

Do fim do século passado para as décadas atuais, a ciência investiu ...

Outras Condições

Medicamentos para obesidade e infância, o limite da faixa etária e da prescrição

Medicamentos para obesidade e infância, o limite da faixa etária e da prescrição

As conhecidas e procuradas substâncias para tratar obesidade nem sempr...

Assine nossa newsletter