Estimulação Cerebral Profunda (DBS): o que esperar do processo de adaptação?

Sistema Nervoso

O procedimento para o implante é geralmente feito em um mesmo dia e com o paciente acordado. E, quando o aparelho é ligado, o tremor pode cessar automaticamente

Quando os medicamentos usados para o tratamento da doença de Parkinson começam a perder o efeito, a cirurgia pode ser indicada1. E um dos procedimentos mais comuns é o implante de uma espécie de marcapasso no cérebro, causando a chamada Estimulação Cerebral Profunda2 ou DBS, sigla em inglês para Deep Brain Stimulation.

“Em geral, a adaptação ao DBS é bem tranquila, especialmente para os pacientes que possuem familiaridade com tecnologia, pois eles terão mais facilidade em manejar o controle quando necessário”, explica Eduardo Alho, neurocirurgião da Clínica de Dor e Funcional (SP) com pós- doutorado no Departamento de Neurologia da Universidade de São Paulo, cuja principal linha de pesquisa envolve o mapeamento cerebral tridimensional para planejamento e análise pós-operatória de cirurgias estereotáxicas do encéfalo, como estimulação cerebral profunda.

O neurocirurgião explica que as programações e ajustes do sistema após a cirurgia são sempre feitas pelo médico e podem ser trocadas sempre que o paciente solicitar, mediante nova avaliação de funcionalidade. “Além disso, outro cuidado importante é que certos aparelhos são recarregáveis e o paciente precisa se acostumar a não deixar que a bateria acabe. Porém, o dispositivo não é difícil de carregar e, em geral, os pacientes se adaptam muito bem ao tratamento”, completa Alho.

Conheça agora a experiência de pacientes que já usam a Estimulação Cerebral Profunda há algum tempo.

“Fui diagnosticada em 2015 com Parkinson precoce e, depois de muitas consultas de acompanhamento com a minha neurologista, ela me disse que havia chegado a hora de eu usar o DBS. Meu maior sonho com o novo tratamento era poder acordar no meio da noite, ir ao banheiro e poder voltar andando de volta para a cama, sozinha. Foi assim que, em 2023, eu fiz o procedimento que durou um dia inteiro, das 7h30 às 17h. E logo ao abrir o olho já pude sentir meus pés se mexendo e a ausência de dores. Também abria e fechava as mãos e soube logo que poderia realizar meu sonho. Hoje, eu caminho como uma pessoa saudável e realizo todas as atividades rotineiras.”

Alessandra Meneghini

Assista ao depoimento completo em: https://youtu.be/Ba5KT3Nn4d8

“Durante três anos eu tomei o prolopa diariamente e amanhecia o dia turbinado com seu efeito colateral. Mas, conforme as horas passam, o remédio se ausenta do corpo e a doença volta com todos os seus sintomas. Por isso, digo que o aparelho de DBS me deu uma nova vida e hoje sou outro cara. Faz dois meses da cirurgia e hoje fiz a regulagem. Minha mímica do rosto (expressão facial) voltou e a minha fala e deglutição estão de volta, funcionando como deveriam. Vivo hoje o inverso do que eu estava, pois consegui de volta a força, a autoestima e o brio que o Parkinson tinha me tirado.”

Altevir Campelo

“Quem tem Parkinson é muito discriminado. Na hora de se alimentar, a comida cai, as pessoas dão risada, é fogo. Eu não conseguia nem mesmo fechar a tampa de uma garrafa. Logo depois que eu operei e coloquei o aparelho de DBS, já me senti melhor, sai dançando quadrilha da maca - ninguém acreditava!”

Júlio Jurado

“Eu já estava em uma situação em que não conseguia mais nem abotoar a minha camisa, nem me mexer. Depois que coloquei o DBS senti uma melhora enorme, de quase 100%. Eu vivia em cima de uma cama, devido a perda dos movimentos, e poder voltar a sentar e conversar normalmente me deixa até emocionado.”

José Ivanildo

Assista aos depoimentos completos em: https://youtu.be/HPR7WCElh6A

“Existe um fio na minha cabeça que liga o meu aparelho no meu peito até onde o meu cérebro tremia: é um marcapasso. Nada me fazia imaginar uma coisa tão estranha quanto importante e enquanto ele era colocado em mim eu tinha acesso a várias sensações cerebrais, como se estivesse tendo acesso a um mundo especial. Eu me sentia viva e voltei a fazer tudo sozinha. Hoje, eu posso fazer tudo o que eu quero.”

Suzy Souza

Assista ao depoimento completo em: https://youtu.be/gozGWQCT5Og

ATENÇÃO: A lei restringe a venda destes dispositivos a médicos ou mediante prescrição médica. As indicações, contraindicações, advertências e instruções de uso podem ser encontradas na etiqueta do produto fornecida com cada dispositivo ou em www.IFUBSCI.com. Os produtos mostrados apenas para fins INFORMATIVOS e a venda pode não ter sido aprovada em alguns países. Este material não se destina ao uso na França. 2023 Copyright © Boston Scientific Corporation ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO II: Este material é apenas para fins informativos e não para diagnóstico médico. Esta informação não constitui aconselhamento médico ou jurídico, e a Boston Scientific não faz nenhuma representação em relação aos benefícios médicos incluídos nesta informação. A Boston Scientific recomenda fortemente que você consulte seu médico em todos os assuntos relativos à sua saúde NM - 1756909– AA – Saber da Saúde

Veja também:

Sistema Nervoso

Será que é Parkinson: Conheça os primeiros sintomas

Será que é Parkinson: Conheça os primeiros sintomas

Nem só de tremores se faz um diagnóstico preciso da doença...

Sistema Nervoso

3 mitos que atrapalham o tratamento do Parkinson

3 mitos que atrapalham o tratamento do Parkinson

A doença não afeta apenas idosos e nem sempre o paciente te...

Sistema Nervoso

Parkinson: como é a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda?

Parkinson: como é a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda?

O procedimento pode ser indicado para o tratamento da doença...

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sistema Circulatório

Pé diabético: conheça os tratamentos disponíveis

Pé diabético: conheça os tratamentos disponíveis

Uma pequena úlcera aparente pode ser a ponta do iceberg de uma infecç...

Outras Condições

Medicamentos para obesidade: a nova geração tem efeitos colaterais mais leves e garante melhores resultados

Medicamentos para obesidade: a nova geração tem efeitos colaterais mais leves e garante melhores resultados

Do fim do século passado para as décadas atuais, a ciência investiu ...

Outras Condições

Medicamentos para obesidade e infância, o limite da faixa etária e da prescrição

Medicamentos para obesidade e infância, o limite da faixa etária e da prescrição

As conhecidas e procuradas substâncias para tratar obesidade nem sempr...

Assine nossa newsletter